Estudante de Odontologia, graças a Deus!

Olá meninas!

Eu realmente sumi do blog em vários períodos porque estava em busca de um sonho: Passar em Odontologia. Pois bem, vim compartilhar com vocês que toda a dor de deixar o blog sem atualizar tanto em 2014 valeu a pena, pois fui aprovada em Odonto na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) no início de 2015. Esse primeiro semestre também não escrevi no blog, pois é difícil conciliar os desesperos de caloura às tarefas de escrever no blog. Mas cá estou eu de volta para contar minha experiência e espero que gostem!


O curso

Primeiramente, pra quem acha que fazer odonto se resume a estudar dentes, está enganado. Primeiro estudamos toda a parte básica de Biologia para depois irmos aprofundando. Isso dá um certo desespero, porque a vontade de chegar fazendo algo é imensa. A parte triste é que só vou para a clínica no 4º semestre :(

No 1º tive disciplinas, como Anatomia geral do corpo humano, Embriologia, Histologia, Biologia Celular e Bioquímica. Também tive matérias fora do contexto Biologia/Química, que foram Inglês e Estudos Culturais.

Os custos

Muita gente tem o sonho de cursar Odonto, mas sabe que o preço é bem puxado, porque tem muito material a ser comprado. Durante os dois primeiros anos não tem que comprar quase nada, exceto uma caixa de luvas (quase não se usa) e um jaleco.

No entanto, já procurei saber sobre os custos gerais do curso com uma veterana e ela me informou os valores (por volta de 20mil o curso todo), mas não é nada que não possa ser dividido em 10 vezes. Isso pode ficar um pouco apertado para quem, assim como eu, mora fora e precisa pagar alimentação e aluguel. Moro perto da Universidade e não preciso pagar ônibus, senão seriam quase R$100,00 a mais por mês.

Uma boa opção é morar em república e dividir as contas, isso abaixa bem os preços. Atualmente, pago por volta de R$340,00 por mês com aluguel, água, luz e internet.

O sonho

Acho que se você tem um sonho e deseja isso mais que tudo, esqueça o tópico anterior. Conheço gente que realmente não tem nada e cursa Odonto porque ama a profissão e não mede esforços para conquistar esse sonho.

A Odontologia é uma área linda e gratificante, nada melhor do que poder fazer o bem para pessoas que sequer sorriem por não ter um sorriso saudável (já presenciei casos assim), então se esse é seu sonho, SIGA EM FRENTE, você irá se apaixonar!


Espero que tenham gostado da visão geral do curso, dos motivos pelos quais eu sumi um pouquinho daqui e prometo sempre voltar com novidades!! Beijos <3

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

Deixe seu comentário, é sua forma de expressar o que acha do blog e contribuir para melhorar. Seu comentário será sempre bem vindo!