Por que desisti da Odontologia?


Olá meninas, como vão?
Como eu disse antes no blog, decidi fazer Odonto porque sempre foi um sonho, desde criancinha mesmo, mas que acabou depois de 2 anos de faculdade. De forma alguma estou aqui pra falar mal do curso, até porque reconheço que é uma linda carreira, estou aqui pra falar porque eu, Camila, não me adaptei.

1º Constante desestimulação por parte das pessoas

Desde quando passei na faculdade, minha mãe dizia o quanto seria uma carreira difícil, visto que abrem novos cursos de Odonto todos os anos e na rua que eu montaria meu consultório, já haviam 5 outros. No primeiro dia de aula, em uma dinâmica, mais da metade dos alunos disse que só estava ali porque não havia passado em Medicina (e eu como a maior apaixonada pela Odonto me sentia triste de ouvir aquilo). Durante os 2 anos de curso, ouvimos de todos os professores que é uma carreira difícil e que, claro, se fossemos bons profissionais, trabalho não iria faltar (o que não deixa de ser verdade, mas assusta um poco).

2º O custo do curso e da profissão

Mesmo estudando em uma universidade federal, todos sabemos que os instrumentos utilizados são pagos pelos alunos e o mais caro de todos é o "motorzinho" (cerca de 2 mil reais). As listas variavam de um semestre para o outro, algumas custavam R$ 1.500, outras R$ 4.000 e, no fim do curso, o custo total girava em torno de R$ 20.000. Lógico que isso nem se compara ao que eu tive que pagar depois pra fazer um cursinho pra passar em outro curso, mas é assustador pensar que durante toda a vida profissional o cirurgião-dentista vai ter altos custos com materiais e, muitas vezes, deve ter o dobro dos materiais que adquiriu na graduação, porque não dá tempo de esterilizar até atender outro paciente.

3º Me envolvi com outros projetos e me identifiquei mais com outras profissões

Durante a graduação, me envolvi com projetos voltado à saúde geral do indivíduo e, com isso, observei a atuação de diferentes profissionais, como psicólogos, médicos, enfermeiros e da área de
serviço social. Sempre íamos em comunidades que não eram atendidas por um serviço de saúde e me vi muito limitada por não poder dar grandes orientações quanto à saúde, porque um dentista depende muito de seu consultório pra fazer qualquer atendimento. A partir daí comecei a me interessar por profissões que se aproximam muito do ser humano e que podem ter um contato maior e mais efetivo com a população.

No fim, não penso que foram 2 anos perdidos. Foram anos decisivos no meu auto-conhecimento, pois neles foi possível ver que tudo aquilo que eu quis por muito tempo, na verdade, não era o que deixaria feliz. Agora é seguir em frente e o buscar viver o meu novo sonho. Afinal, disso é feita a vida: das mudanças de nós mesmos, das descobertas e das conquistas!!

Tem alguma dúvida sobre o curso de Odontologia? Deixe nos comentários !!


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é sua forma de expressar o que acha do blog e contribuir para melhorar. Seu comentário será sempre bem vindo!